COMO TRANSFORMAR UMA FOLHA A4 EM AULAS MEMORÁVEIS

MESTRE DO A4

COMECE HOJE E APLIQUE AMANHÃ

APRENDA A ARTE DE IMPROVISAR COM MAESTRIA

DESENVOLVER AULAS INTERATIVAS

RETER A ATENÇÃO DO SEU ALUNO;

DEMONSTRAR TEOREMAS E TRABALHAR CONTEÚDOS DIVERSOS

APENAS USANDO UMA SIMPLES FOLHA A4.

PREPARAR AULAS, CRIAR ESTRATÉGIAS, TESTAR ABORDAGENS… 

TUDO ISSO FAZ PARTE DO NOSSO TRABALHO. 

E UM DOS PROBLEMAS É QUE ESSA PARTE DE PRÉ-AULA É MUITO TRABALHOSA E MUITO MAIS TRABALHOSA PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO. 

E tudo TUDO FICA MUITO MAIS TRABALHOSO E COMPLICADO QUANDO VOCÊ SE DISPÕE A FAZER ALGO DIFERENTE, SAIR DA ROTINA

ESSE TRABALHO EXTRA TE LEVA A DOIS CAMINHOS:

1. PERSISTIR TRABALHANDO ATÉ ACONTECER;

2. DESISTIR E PERMANECER NA ROTINA.

Diante dessas duas opções é natural não pensar no simples. 

E por isso eu criei esse treinamento rápido para te mostrar a simplicidade eficaz por trás de uma folha A4 que seus alunos jamais vão esquecer.

CONTEÚDOS FUNDAMENTAIS

Imagina que você está trabalhando com alguns desses conteúdos:

  • Progressão aritimética
  • Progressão geométrica
  • Números irracionais
  • Proporcionalidades
  • Semelhança de triângulos
  • Área e perímetro
  • Ângulos
  • Teorema de Pitágoras
  • Potência
  • Paralelismo
  • Volume

Agora imagina seus alunos recebendo uma folha A4 sem saber o que vai acontecer e no final, eles descobrem que… 

O que fizeram só acontece porque existe um teorema que garante aquela prova empírica que acabaram de constatar.

Imagina a surpresa de seus alunos que fizeram coisas diferentes, mas obtiveram, todos, os mesmos resultados

E não é mágica, é apenas uma forma de mostar matemática surgindo de algo simples como uma folha A4.

CREDIBILIDADE, ADMIRAÇÃO E RESPEITO

A forma mais rápida para conquistar seus alunos é mostrar que você é um expert no que faz

É como um teste, é como uma palestra, é como um seminário. 

Pense comigo, o que você faria se fosse convidado para dar uma palestra sobre equação do segundo grau para alunos de um terceiro ano em fase de vestibular?

Você iria mostrar o que? As formas diferentes de encontrar as raizes, a fórmula de Bháskara, um delta negativo, um truquezinho? 

Mas isso é o que todos fazem, isso é rotineiro em sala de aula.

Obviamente, essa rotina tradicional acaba fazendo parte do nosso trabalho, no entanto, só o tradicional não é o suficiente, por exemplo, para que um aluno comece a amar matemática.

Geralmente, é o contrário, nossos alunos tem muitos mais motivos para não gostar, para não amar e infelizmente para odiar nossa disciplima.

Com isso, o que precisamos para superar espectativas, surpreender nossos alunos é com algo fora do habitual

Além disso precisamos também estar preparados para dar respostas certas a perguntas repetitivas de senso comum que sempre vão aparecer.

COMO DESTRUIR O SENSO COMUM

A poucos dias, entregando uma avaliação para um segundo ano, uma aluna com nota baixa começou a culpar tudo e todos…

 Culpou o universo pela nota baixa e tentou o argumento de que a desgraça da matemática foi misturar letras e números.

A chamei e perguntei, qual seu nome? Ela respondeu.

Qual seu número? Ela respondeu.

Você já foi na secretaria reclamar? Ela respondeu: de que?

Tem um número na frente do seu nome, um absurdo misturar letras e números.

Qual o modelo do seu celular? Nossa! Letras e números, que absurdo! Já reclamou com a operadora?

RG, Registro Geral, letras e números. Já reclamou com secretaria de segurança pública?

Resumindo, essa aluna não aguentou ouvir todos os exemplos e foi sentar.

Não pode existir um senso mais comum do que esse de culpar a álgebra por não saber o básico da matemática. 

E por que estou falando isso? 

Porque se você não tiver uma resposta convincente ou uma apresentação convincente, um desfecho convincente, seu aluno vai perceber que você  não domina aquele conteúdo e isso é péssimo.

ELES RIRAM DE MIM QUANDO DISTRIBUÍ A FOLHA A4, MAS ANTES DA AULA TERMINAR...

Agora, comecinho de bimestre, em um terceiro ano, comecei a distribuir uma folha A4 para cada aluno e uma menina…

Na mente poluída dela, de uma forma perjorativa, aquilo só podia ser aula de artes e toda a sala reagiu concordando com ela.

Continuei distribuindo as folhas e comecei a dar orientações sobre a atividade. 

E aos poucos, assim que a matemática ia surgindo, os comentários descabidos sumiram e perguntas do tipo a seguir foram surgindo: 

‘mas de onde saiu essa raiz de 2’, ‘todos os resultados deram iguais, como, por que?’, ‘nossa, não sabia disso’, ‘mas não era artes e agora fulana?’.

Em uma outra turma, de segundo ano dessa vez, eu ouvi a seguinte afirmação de um aluno: nossa! Gostei dessa atividade viu.

Ouvir isso de um aluno que só dormia, de um aluno que aparentemente, já desistiu de tentar algo em matemática, é muito satisfatório. Salva o dia.

Diferentemente da menina do terceiro, para esse aluno eu não tive que provar nada, ele só precisava de algo diferente para que matemática fizesse sentido e essa atividade fez sentido para ele.

MAS NÃO É SÓ ISSO...

A atenção é algo cada vez mais raro em sala de aula. 

A tecnologia, algoritmos, inteligência artificial, aplicativos e tantos outras coisas, não estão ajudando, muito pelo contrário, isso está prejudicando e muito.

Não raramente, eu chego em sala e vejo um grupo de três, quatro, cinco alunos jogando online entre si. 

Já pensou no significado disso?

Diante de tantos fatos para justificar tal situação, ainda ouvimos vozes pelos corredores querendo nos culpar. Não somos culpados, nem aqui nem no além.

Existem vários motivos que nos fizeram chegar nesse ponto, mas existe um que acredito ser o principal fator, o capitalismo semiótico, ou semiocapitalismo segundo Franco Berardi.

Nesse capitalismo de plataforma, nesse capitalismo de Google, de Facebook, de YouTube, de TikTok, de Instagram, de Chat GPT, e milhares de outras IA’s, os símbolos são valorizados e a semântica desprezada.

Existem uma inflação de símbolos e uma deflação de significados. Isso diminui a escrita, a leitura e a interpretação.

Resultado: alunos com vocabulário diminuto, sem saber a diferença de prefeito e governador; estado e município e tantas outras coisas simples. 

Nenhum aluno meu sabia o tamanho de uma folha A4, por exemplo.

Você sabe a diferença de cada emoji a seguir? 

Se não sabe, não se preocupe, nem precisa mesmo.

Você só envia e quem recebe também não está preocupado em saber o significado, isso não importa mais.

Quantos emoji de risada você enviou sem estar rindo?

 

1ª LEI DE NEWTON EM AÇÃO

Alunos em movimento desenvolvendo a sua atividade continuarão em movimento até você finalizar a sua aula.

É notável o engajamento dos alunos quando eles estão desenvolvendo algo coletivamente, seguindo um passo a passo e descobrindo algo novo.

Isso acontece em todas as atividades que desenvolvo com folha A4.

Todos fazem e rapidamente já tem aluno ajudando o outro e todos conseguem terminar e melhor, da maneira correta.

SE VOCÊ PODE FAZER, VOCÊ FAZ.

SE VOCÊ PODE REALIZAR UMA AULA MEMORÁVEL, INÉDITA E DIFERENCIADA AMANHÃ, ENTÃO VOCÊ REALIZA AMANHÃ. POR QUAIS MOTIVOS NÃO FARIA ISSO?

Sempre ouço professores reclamando de uma série de situação. 

Reclamar dos alunos, por exemplo, já virou norma.

O que não vejo, de nenhuma forma, é alguem estudando, buscando novidades, estratégias, metodologias, nada. 

Todos nas mesmas rotinas, com as mesmas reclamações e acredito que nem resultados diferentes esses professores esperam mais. 

São professores que já chegaram no ciclo da acomodação e quando isso acontece, estudar não é uma opção. 

Mas você, obviamente, não está nesse ciclo, caso contrário não estaria lendo essa proposta que vai elevar o nível do seu trabalho em sala de aula.

E quando você estuda, todos ganham, você, seus alunos, sua escola. 

Não parece óbvio, mas um novo conhecimento que você detém, pode mudar a vida de um aluno. 

COMO SE TORNAR UM MESTRE DO A4

Quantas vezes você já entrou em sala de aula sem saber ao certo o que fazer? 

Você até tem um bom plano, mas acaba no modelo TEE ( teoria, exemplo e exercício, do tipo, siga o exemplo).

Já passei por isso várias vezes e em muitas delas sabia que os resultados ficariam aquem do esperado. 

Mas hoje é completamente diferente, hoje consigo improvisar ou planejar e executar diversas aulas só com uma folha A4. Como isso foi possível?

Comecei lecionar em 2010, em 2013 criei um blog e comecei a postar o que eu desenvolvia com meus alunos.

Depois criei uma página e um grupo no Facebook. 

Foi nesse grupo que em 2016 uma ex professora me perguntou se estava guardando material para publicar um livro com as postagens que fazia.

Dessas postagens surgiu meu primeiro livro em 2017 e depois desse livro percebi que para continuar compartilhando minhas experiências eu tinha de continuar estudando e foi isso que fiz passando pela especialização e mestrado.

Hoje, graças a  essa troca de experiências, já são três livros físicos, workshops, cursos e dezenas de e-books compartilhados com mais de 5000 professores espalhados pelo Brasil.

E com MESTRE DO A4 não será diferente.  

A devolutiva  dos meus alunos é tão positiva que você também precisa vivenciar essa experiência e o passo a passo com todos os detalhes você vai encontrar nas 16 aulas do Mestre do A4.

Depois desse curso rápido você vai até palestrar sobre uma folha A4. As ideias por trás de uma folha A4 são simples e eficientes que vai te proporcionar e multiplicar suas ideias.

 


E NA PRÁTICA, COMO FUNCIONA O MESTRE DO A4

Começamos com 16 aulas, detalhando a sequência de aplicação e os conteúdos específicos que podem ser trabalhados.


MATERIAL DE APOIO EM PDF

Além das aulas em vídeos, vou disponibilizar também material de apoio em PDF, como este da imagem abaixo. Assim, você pode analisar como as dobras fazem surgir ângulos notáveis como estes na criação de um hexágono regular.


GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM

Além das atualizações, suporte etc. A ideia desse grupo é abrir o grupo uma vez por semana, por exemplo, para que você possa compartilhar como foi sua experiência com atividade A, B, C …

Isso vai ajudar outros professores a aperfeiçoar sua prática, sua didática etc. Resumindo, é a diversidade cognitiva a favor de todos.


MAIS ACESSO EXCLUSIVO

Também vou disponibilizar os arquivos criados no Geogebra. 

E o seu acesso a todo esse material será VITALÍCIO

Isso elimina qualquer preocupação com tempo para acessar.


O VALOR PARA SE TORNAR UM MESTRE DO A4 É MUITO MENOS DO QUE VOCÊ IMAGINA

  1. Você terá acesso imediato ao Curso Rápido Mestre do A4.
  2. Acesso imediato aos arquivos em PDF;
  3. Acesso imediato aos arquivos do Geogebra;
  4. Acesso imediato ao grupo exclusivo no Telegram;
  5. E não é só isso…


BÔNUS ESPECIAL PARA OS 100 PRIMEIROS

O livro SE7E PROJETOS MATEMÁTICOS está em fase de publicação e deve sair em breve, mas a versão digital já está disponível.

Vou disponibilizar a versão digital para os 100 primeiros professores, depois disso continuará disponível, mas pelo valor normal.

Assim que você se inscrever no MESTRE DO A4 você já pode baixar esse livro MAIS o PDF A4 DE ATIVIDADES PRONTAS.

Esses dois livro custam juntos R$ 94,00, mas terá preço ZERO nessa oferta.


OFERTA ESPECIAL POR TEMPO LIMITADO

O valor do MESTRE DO A4 mais os bônus somam R$ 291,00.

Curso Rápido MESTRE DO A4: R$ 197,00

Livro Digital SE7E PROJETOS MATEMÁTICOS: R$ 47,00

Livro Digital ATIVIDADES PRONTAS: R$ 47,00


OFERTA ESPECIAL PARA OS 40 PRIMEIROS, DEPOIS DISSO O PREÇO AUMENTA

MESTRE DO A4 DE R$ 197,00 POR: R$ 37,00

Ou 5 x R$ 8,05

Você não leu errado, não. É isso mesmo, porém, por pouco tempo. 

Depois de 40 professores inscritos o valor vai aumentar.

Clique agora no botão abaixo e faça uma surpresa amanhã para seus alunos.


RISCO ZERO NA SUA AQUISIÇÃO

Mais de 5 mil professores já trabalham com meus livros, cursos e workshops e todos sabem que o risco em adquirir qualquer produto que disponibilizo é zero.

Primeiro porque prezo pela qualidade e objetividade das minhas produções e segundo porque sempre disponibilizo uma garantia, vai que não é o que você esperava.

É raro acontecer, mas caso você decida por isso, utilize a garantia que você tem, é simples, não tem burocracia, ou seja, o seu risco é zero.

EASYMATICA EDUCACIONAL 2013 – 2024| © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CNPJ: 41.299.945/0001-33

Rolar para cima