1. Introdução. 9
1.1 Apresentação. 9
1.2 Relevância e delimitação do problema. 10
1.3 Objetivos do trabalho e questão de pesquisa. 12
2. Referencial Teórico. 17
2.1 Inteligências Múltiplas. 17
2.2 Inteligência Emocional. 23
2.3 A Colaboração Para A Aprendizagem Acadêmica, Social E Emocional (CASEL). 26
2.4 Educação Socioemocional. 29
2.5 Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 31
2.5.1 Habilidades Socioemocionais nos currículos. 34
2.5.2 BNCC e as Inteligências Múltiplas. 36
3. Objeto De Estudo. 39
3.1 Origami. 39
3.2 Os 7 Axiomas Do Origami. 42
3.3 O Origami e as Diversas Formas de Contextualização. 45
3.4 Geometria. 48
4. Fundamentações Metodológicas. 52
4.1 Caracterização Da Pesquisa. 52
4.2 Pesquisa-Ação. 55
4.3 Coleta De Dados. 58
4.4 Roda De Conversa. 60
5. Descrição da Sequência Didática. 61
5.1 Tema norteador. 63
5.2 Construção Da Caixinha Curva. 73
5.3 Resumo da Construção. 76
5.4 Destinação Dos Objetos Construídos. 77
Sequência de Exercícios Geométricos. 81
6. Análise Dos Dados. 92
6.1 Sequência de Exercícios Geométricos – Resultados. 102
6.2 Mindset: Nossa sequência didática e a Forma de Pensar dos Alunos 117
6.3 Produto Educacional Da Dissertação. 131
7. Considerações Finais. 133
Mais Atividades. 138
Formulário da Empatia. 139
Referências. 149
Anexo F – Questionário Pós Atividades. 155
Artigo 1. 156
Educação Socioemocional: Felicidade, Dobraduras e Matemática. 156
Artigo 2. 168
Educação Socioemocional: Análise De Uma Sequência Didática Transdisciplinar. 168
Competências Socioemocionais. 174
Transdisciplinaridade. 177
Referências. 188
Artigo 3. 190
Inteligência Emocional e Matemática: a Utilização de Competências Socioemocionais
em Uma Aula de Estatística. Aperfeiçoamento Inteligência Emocional e Matemática. 194
Alunos Protagonistas. 196
Produto Educacional. 203