QUANDO OS ALUNOS SÃO CAPAZES DE DESENVOLVER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, ELES SE TORNAM MAIS CONFIANTES E RESILIENTES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA.
ISSO SIGNIFICA QUE ELES SE SENTEM MAIS CAPAZES DE ENFRENTAR OS DESAFIOS MATEMÁTICOS, E ESTÃO DISPOSTOS A TENTAR RESOLVER PROBLEMAS DIFÍCEIS E PERSISTIR EM SUAS TENTATIVAS MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES.
POR OUTRO LADO, QUANDO OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS SÃO NEGLIGENCIADOS NA SALA DE AULA, OS ALUNOS PODEM DESENVOLVER UMA AVERSÃO À MATEMÁTICA E ACHAR QUE SÃO INCAPAZES DE APRENDER, MESMO QUE TENHAM HABILIDADES PARA TAL.
Em 2020, em meio às restrições pandêmicas e aos estudos no curso de mestrado do IFSP, eu criei o AIEM10 (Aperfeiçoamento Inteligência Emocional e Matemática).
Um curso rápido e prático para professores de matemática.
Hoje já são 1770 professores inscritos (em duas plataformas).
Estou te contando sobre esse curso porque desde 2020 venho preparando este livro que praticamente, nasceu junto com esse curso e desde então…
Venho trabalhando para te entregar a melhor solução para te acompanhar diariamente.
Porque você sabe que existe um abismo entre o saber científico produzido nas universidades e a nossa prática em sala de aula.
Na maioria das vezes, nós professores, só ouvimos falar dessa ou daquela novidade.
Mas isso acaba agora, meu trabalho neste livro é romper essa barreira e aproximar de vez esse trabalho científico com a sua prática em sala de aula.
Quer ver um exemplo dessa barreira? Qual dessas “novidades” você usa diariamente?
Independente da sua resposta, o que você precisa saber é que mais cedo ou mais tarde você mesmo vai exigir algo diferente, algo novo, algo prático…
E talvez você ainda não saiba, mas quem te cobra novidades todos os dias são seus alunos.
E você só vai dominar estas ou algumas destas ou outras metodologias quando você for atrás, não espere algo novo chegar na sua escola, você pode se aposentar esperando.
E porque estou te falando isso? Reparou que a maioria dessas metodologias são de outros países? Ou seja, do surgimento de uma nova metodologia até a chegada aí na sua escola vão passar alguns anos.
E na maioria das vezes, quando chega, chega distorcida, em forma de tópicos em uma reunião semanal.
Estou te contando isso porque a mesma coisa acontece agora com a Inteligência Emocional…
Essa reportagem traz essa frase na capa:
Vários estudos têm mostrado que, quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI diminui, afirma o neurocientista Michel Desmurget.
O estudo feito por este pesquisador confirma que essa geração está cada vez menos inteligente e isso nos afeta diretamente em sala de aula e compreender esse fenômeno é fundamental para o desempenho da nossa profissão.
Como lidar com isso em sala de aula? Quociente de Inteligência versus Quociente Emocional, qual é a relação?
O QI é uma parte fundamental para você compreender a Inteligência Emocional e vamos ver isso em breve.
O que geralmente acontece é o cumprimento do conteúdo programático.
Você tem de passar o conteúdo e passar o conteúdo e passar o conteúdo.
Você precisa finalizar a apostila, custe o que custar. E o contrário também acontece.
Às vezes você não consegue terminar o conteúdo por pensar que os seus alunos não têm base para aquele conteúdo.
Resultado disso é que você sempre estará atrasado e no final do ano seus alunos, provavelmente não vão ver algum conteúdo que deveria ter visto.
A verdade é que na maioria das vezes somos obrigados a cumprir o que vem de cima para baixo. Mas o principal foco e objetivo sempre será o aluno.
Ou seja, além do nosso trabalho precisamos trabalhar sempre com o objetivo centrado no aluno e isso nem sempre é fácil…
Mas acredite, com Inteligência Emocional e com as ferramentas corretas, você saberá quais ações serão mais eficazes, porque…
Tudo começa com seis emoções básicas inerente de cada ser humano, são elas:
Você Sempre Terá Dois Estados Emocionais, a Aproximação ou Fuga.
Que Podemos Também Chamar de Estado Emocional Positivo e Estado Emocional Negativo.
No estado 1 , você se alegra, se aproxima, você tem prazer, motivação, você compartilha, você abraça…
No estado 2 , você corre, você reage, você grita ou você paralisa e não consegue agir.
E qual estado é melhor? Nenhum. Você precisa dos dois sempre. Faz parte da nossa sobrevivência, é um instinto.
Quando você está em uma situação de medo, o sangue concentra-se nas pernas e a primeira ação óbvia é correr.
Ou quando você sente muita raiva, o sangue concentra-se em suas mãos e você se sente na vontade de bater em alguém ou em alguma coisa.
Portanto, não existe emoção boa e emoção ruim. O segredo está em compreender e controlar essas emoções.
Não só as suas, mas a compreensão das emoções de outros também. Demais isso, não é mesmo?
E como isso é possível? Começando com os estudos das inteligências interpessoal e intrapessoal.
Você já parou para pensar que essas emoções nos acompanham o tempo todo? Que seu aluno está sujeito às mesmas emoções?
Por isso, você não pode deixar este assunto para amanhã, você não pode deixar para o ano que vem, você não pode esperar chegar na sua escola para conhecer Inteligência Emocional.
Inteligência Emocional é para agora. Enquanto você espera o amanhã, tem alguém se especializando hoje.
O que você acabou de ler é o começo de uma jornada completa…
Não é só a compreensão, você vai se apropriar de um conhecimento disponível apenas em alguns cursos de mestrado…
…Esse conhecimento alinhado diretamente com o ensino de matemática, de forma simples, de forma prática e aplicável na escola básica você só encontra aqui.
Como tudo isso se relaciona? De onde veio tudo isso? Como isso chega na escola?
E o mais importante…
Tudo isso e muito mais você vai encontrar no mais novo livro Inteligência Emocional e Aprendizagem Matemática.
Em mais de 15 anos lecionando em todas as séries do fundamental e médio, e em cursinhos pré-vestibular, sempre procurei por meios e soluções que me ajudassem com minhas aulas.
Porque sempre acreditei que a matemática pode ser mais do esse ensino tradicional que existe.
Percebi que isso era muito possível quando iniciei em 2010, uma especialização em Educação Matemática na PUC-SP…
Com essa especialização em Educação Matemática foi possível pensar em atividades diferenciadas para minhas aulas e reuni-las em um livro, que foi publicado em 2016.
E essa minha busca mais recente sobre Inteligência Emocional e a aprendizagem matemática começou a quatro anos…
E essa minha busca mais recente sobre Inteligência Emocional e a aprendizagem matemática começou a quatro anos…
Quando me inscrevi no processo seletivo de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo.
Em 2017 eu fiz a inscrição mas não consegui entrar porque consegui 5 em uma prova que o mínimo era 6…
Mas claro que não desisti, meus objetivos estavam traçados e iria buscá-los.
Mesmo sem conseguir a inscrição para começar naquele ano, continuei estudando e em 2018 consegui a aprovação para cursar 2019 e 2020.
E os 4 últimos anos me dediquei totalmente a este tema: Inteligência Emocional e a Aprendizagem Matemática. E o resultado é este livro.
PRÁTICA E TEORIA EM ATIVIDADES
Quando você sabe de algo e sabe também que outros serão beneficiados, então a melhor opção é compartilhar.
Estudei muito e não posso ficar com esse conhecimento guardado e por isso estou compartilhando com você.
Nós, professores de matemática, temos muitos problemas com algumas teorias, porque quase sempre estudamos apenas a teoria e não a prática, e muito menos a combinação das duas.
O que estou me dedicando a fazer é mostrar o como.
Como fazer é a minha meta para você.
E isso começa agora.
O livro e o curso Inteligência Emocional e Aprendizagem Matemática é a prática no desenvolvimento de atividades e habilidades socioemocionais e matemáticas.
Professora e professor de matemática (e demais professores) que trabalha na Educação Básica, ou seja:
Fundamental I;
Fundamental II;
Ensino médio.
Para você desenvolver a SUA Inteligência Emocional e a Inteligência Emocional dos SEUS alunos…
E isso significa aulas melhores elaboradas e alunos preparados para receber o conteúdo com prazer.
Preparei toda essa trajetória emocional, desde 1905 até hoje, nesse livro…
Que vai, de página em página te guiando rumo à aulas capazes de envolver emocionalmente, prender a atenção e tornar seus alunos protagonistas.
1. Introdução. 9
1.1 Apresentação. 9
1.2 Relevância e delimitação do problema. 10
1.3 Objetivos do trabalho e questão de pesquisa. 12
2. Referencial Teórico. 17
2.1 Inteligências Múltiplas. 17
2.2 Inteligência Emocional. 23
2.3 A Colaboração Para A Aprendizagem Acadêmica, Social E Emocional (CASEL). 26
2.4 Educação Socioemocional. 29
2.5 Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 31
2.5.1 Habilidades Socioemocionais nos currículos. 34
2.5.2 BNCC e as Inteligências Múltiplas. 36
3. Objeto De Estudo. 39
3.1 Origami. 39
3.2 Os 7 Axiomas Do Origami. 42
3.3 O Origami e as Diversas Formas de Contextualização. 45
3.4 Geometria. 48
4. Fundamentações Metodológicas. 52
4.1 Caracterização Da Pesquisa. 52
4.2 Pesquisa-Ação. 55
4.3 Coleta De Dados. 58
4.4 Roda De Conversa. 60
5. Descrição da Sequência Didática. 61
5.1 Tema norteador. 63
5.2 Construção Da Caixinha Curva. 73
5.3 Resumo da Construção. 76
5.4 Destinação Dos Objetos Construídos. 77
Sequência de Exercícios Geométricos. 81
6. Análise Dos Dados. 92
6.1 Sequência de Exercícios Geométricos – Resultados. 102
6.2 Mindset: Nossa sequência didática e a Forma de Pensar dos Alunos 117
6.3 Produto Educacional Da Dissertação. 131
7. Considerações Finais. 133
Mais Atividades. 138
Formulário da Empatia. 139
Referências. 149
Anexo F – Questionário Pós Atividades. 155
Artigo 1. 156
Educação Socioemocional: Felicidade, Dobraduras e Matemática. 156
Artigo 2. 168
Educação Socioemocional: Análise De Uma Sequência Didática Transdisciplinar. 168
Competências Socioemocionais. 174
Transdisciplinaridade. 177
Referências. 188
Artigo 3. 190
Inteligência Emocional e Matemática: a Utilização de Competências Socioemocionais
em Uma Aula de Estatística. Aperfeiçoamento Inteligência Emocional e Matemática. 194
Alunos Protagonistas. 196
Produto Educacional. 203
Aula 1 . O Grande Segredo
Aula 2 . Inteligência ou Inteligências?
Aula 3 . Inteligência Emocional
Aula 4 . Duas Formas de Pensar, Qual é a Sua?
Aula 5 . Crenças, Esforço e Fracasso
Aula 6 . Educação Socioemocional
Aula 7 . Além da Matemática
Aula 8 . Alunos Protagonistas
Aula 9 . Estatística Emocional
Aula 10 . Empatia Matemática
Vou mostrar pra você um passo a passo para explorar ao máximo a aprendizagem emocional de seus alunos, tanto no livro como no curso.
E como fazer isso?
Você vai saber detalhes de atividades realizadas no período conturbado da pandemia, (e pós pandemia) um período de muita necessidade da Inteligência Emocional que continua.
Veja essa notícia do mês passado:
Como disse anteriormente (QUEM GOSTOU DO CURSO VAI AMAR O LIVRO), o curso é um bom termômetro para você saber o que tem no livro e vou listar abaixo o que professores estão dizendo sobre o curso AIEM10.
Nossa comunidade de professores emocionalmente inteligentes só cresce, já passamos de 1000 alunos/professores inscritos.
Faça parte desse movimento inteligente e venha conhecer esse mundo com infinitas possibilidades. E não esqueça de entrar no nosso grupo exclusivo no WhatsApp.
Já imaginou seus alunos tendo o prazer em realizar uma atividade de matemática?
E valor não será um impedimento para você. É um investimento mais do que justo que você e seus alunos merecem…
…porque eu realmente quero que você saiba e entenda o valor da Inteligência Emocional na sua vida e para a vida de seus alunos.
Eu acredito tanto na sua aprendizagem nesse aperfeiçoamento, que aposto na sua permanência.
Mesmo assim você terá garantia incondicional de 7 dias. E em qualquer momento nesse período você pode utilizá-la.Você tem o controle.
É por isso que você não pode perder essa oportunidade, você não pode ficar de fora dessa novidade.
Não vou falar sobre o valor que poderia ser, vou te mostrar o que é:
Só o Curso AIEM10 já foi vendido pelo valor normal de R$ 297,00 (hoje R$ 197) como você pode comprovar no print abaixo:
A diferença agora é que você vai receber um livro físico e a versão digital por esse mesmo valor.