Pois bem, um Decreto Imperial de 15 de outubro de 1827 trazia uma série de artigos preconceituosos e quero destacar dois deles aqui pra você.
Claro que você já se ligou na data e seria muito bom lembrar dos aspectos positivos dessa data, como a criação do Ensino Elementar no Brasil, criando em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, as escolas de primeiras letras.
Infelizmente, o decreto deu início a uma exclusão, que hoje me faz entender algumas coisas na minha própria família…
Os Professores ensinam a ler, escrever as quatro operações de aritmética, prática de quebradas, decimais e proporções, as nações mais geraes de geometria prática , a gramatical da língua nacional, e os princípios de moral chritã e da doutrina da religião católica e apostolica romana, confortos à compreensão dos meninos ; preferindo para as leituras a Constituição do Império e a História do Brasil.
As mestras, além do previsto no art 6º, com exclusão das noções de geometria e limitando a instrução da aritmética só as suas quatro operações , ensinando também as prendas que servem à economia doméstica; serão nomeadas pelos Presidentes em Conselho, aquelas mulheres, que sendo brasileiras e de reconhecida honestidade , se mostrarão com mais conhecimentos nos exames feitos na forma do art. 7º.
Minha mãe e minhas tias não tiveram a oportunidade de estudar, porque mulher não precisava estudar , mulher tinha que cuidar da casa, esse era o entendimento de minhas avós.
E de onde eles tiraram isso? Não sei, mas 84 anos antes de minhas avós nascerem, a escola começava com essa discriminação .
Para as meninas a exclusão da geometria e o permitido ficam limitados às 4 operações e claro, qualquer coisa que sirva às tarefas de casa.
Com isso, as professoras não lecionavam geometria , geometria era disciplina para homens.
Diante desse preconceito histórico, cabe a nós professores falar isso em sala de aula, principalmente para as meninas .
A melhor forma de abordar esse assunto é mostrar as maravilhas que a geometria proporcionou ao longo do tempo. Mostrando o poder que a geometria tem , o poder de influência nas grandes corporações.
A influência no cinema, nas novelas, nos programas de TV etc. E tudo isso, lá em 1827, começou a ser retirado das mulheres .
Que tal alguns exemplos para a gente inserir de vez a geometria em nossas aulas.
Vamos começar com um dos sucessos da NETFLIX, Round 6 .
Seguindo o sucesso de outra série (La Casa de Papel), Round 6 tem elementos semelhantes, têm símbolos, (a boneca assassina, por exemplo) uniforme e música…
Mas diferente de La Casa de Papel, em Round 6, a identidade dos mascarados não são reveladas, o que se mantém até o final são outros símbolos, os geométricos.
A classe trabalhadora da série é representada por círculos, quadrados e triângulos .
E no cinema, a linguagem geométrica é amplamente explorada, seja nos desenhos, nos filmes de terror, nas aventuras etc.
Os vilões sempre têm trajes pontiagudos ou triangulares.
Nos desenhos os vilões estão sempre em trajes triangulares e os engraçados sempre em trajes ou os próprios corpos redondos.
Isso vai se repetir em vários desenhos, o Mickey é mais um exemplo disso.
Isso vai se repetir em vários desenhos, o Mickey é mais um exemplo disso.
Eles, quando aparecem, não causam muito impacto, geralmente, são neutros, maleáveis, chatos, entediantes e/ou fracos.
Diferentemente, o triângulo passa força, unidade, poder.
Em Round 6, quem são os chatos? Os gerentes que têm o quadrado em suas máscaras.
Já os círculos são com o pessoal que recebe ordens dos gerentes, o pessoal do serviço pesado.
E o pessoal do triângulo, não por coincidência, estão armados.
No entanto, quem manda em tudo está com outra máscara e essa por sua vez é toda desenhada em triângulos.
Ainda no cinema, quando queremos destacar alguém em alguma cena específica, os triângulos também são usados.
Na série Nobel, essa cena é muito marcante e a forma de destacar esse personagem foi toda desenhada na sua roupa, na parte da frente com formas triangulares e também na parte de trás.
Não são só triângulos. Os cineastas também usam a perspectiva para assustar as pessoas, na maioria das vezes com cenas em corredores.
Quando as luzes se apagam e sobem seguidas vezes, fica impossível não ver as meninas assustadoras no final do corredor, porque tudo convergem para elas que estão no ponto de fuga.
E não podemos esquecer da engenharia. O que seria da engenharia sem triângulos.
Homem ou mulher, se quiser gerar uma autoridade imediata e se destacar o uso do poder dos triângulos.
O salto alto é uma forma triangular, junto com decotes triangulares e acessórios triangulares passam uma impressão de destaque.
Da mesma forma, o terno quando fechado forma um triângulo, a ponta da gravata é triangular , os detalhes dos ternos são triangulares…
Enfim, se o homem ou a mulher pretende se destacar em algum lugar e passar autoridade, a última coisa que você vai fazer é aparecer com um vestido de bolinhas ou uma camisa de bolinhas .
Isso vale para os acessórios também, vestido de bolinhas, salto alto, decote triangular e brincos argolas é uma incongruência geométrica.
Você trabalha muito a geometria, trabalha pouco, ou quase nada?
Deixa para o final do bimestre, para o final do ano ou quando levou não deu muito certo?
Veja o que diz esse artigo: O ABANDONO DO ENSINO DA GEOMETRIA NO BRASIL, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
E fique tranquilo porque nem eu e nem você temos culpas nesse abandono geométrico.
Um dos pontos que esse artigo destaca é a incongruência educacional criada em torno da geometria.
Vamos fazer a nossa parte e deixar que os governantes façam as suas.
Nós podemos mudar essa situação fazendo a nossa parte levando uma geometria para nossos alunos.
Podemos usar a geometria para trabalhar até outros conceitos , por exemplo a álgebra.
Mas antes de um exercício você precisa preparar o seu aluno , mostrar as aplicabilidades, mostrar a contextualização histórica, o uso diário e tantos outros exemplos.
Mostre um exemplo físico, construa um triângulo com ripas e parafusos e um quadrilátero também com ripas e parafusos.
O aluno vai perceber que o triângulo não se move , já o quadrilátero vai se mover muito facilmente .
Por isso uma cadeira de plástico não suporta muito peso , a sua base forma um quadrilátero e não adianta colocar duas ou mais cadeiras juntas, só vai quebrar mais rápido.
Pelo mesmo motivo, um ‘macaco’ levanta e apoia um carro. O macaco é um quadrilátero com um parafuso que o divide em dois triângulos.
Quando em movimento, se deforma facilmente , levantando o carro e quando em repouso o triângulo suporta o peso.
Mas quando começar? Agora é a hora
Quando eu percebi que poderia usar a geometria para instigar a minha criatividade e a de meus alunos, não parei mais.
Estudei provas e projeções em geometria, estudei a geometria do origami e agora estou relacionando a geometria do origami com as competências socioemocionais , ou seja, as possibilidades não param.
E você pode começar a trilhar esse caminho geométrico já na sua próxima aula .
Porque logo após você mostrar esses elementos “ocultos” da geometria para seus alunos, você terá exemplos maravilhosos para trabalhar desde o básico ao avançado com seus alunos.
Por isso organizei os 50 TONS DE GEOMETRIA , com esse e-book no bolso você só precisa escolher o exercício, o mais adequado, aquele que vai se encaixar no seu planejamento e passar para seus alunos.
Dado um retângulo ABCD qualquer e três triângulos ABP, PCP’ e P’DA, qual será a posição de P e P’ para que os três triângulos tenham a mesma área.
As áreas dos três triângulos só serão iguais quando os segmentos primeiro divididos na extrema e média razão, o número de ouro.
Só uma geometria junto com uma álgebra permitiria uma resposta tão bela.
Que seu aluno possa resolver facilmente e assim você poderá aumentar os níveis de dificuldades nos exercícios futuros.
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Sou professor e assim como você, estou na sala de aula e sei que minhas dificuldades são as suas dificuldades .
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