SAIBA PORQUE VOCÊ NÃO LEMBRA COMO RESOLVER UMA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU. MALDITO BHASKARA.

SAIBA PORQUE VOCÊ NÃO LEMBRA COMO RESOLVER UMA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU. MALDITO BHASKARA.

Iniciar com um problema recreativo é uma boa forma de diagnosticar habilidades e inabilidades da classe. Eis o problema:

Você tem uma região quadrada de lado desconhecido e que dela foi retirado 3 metros de cada lado sobrando um quadrado menor (óbvio) de 676 m². E então a pergunta, qual o lado do quadrado maior? Vamos resolver de três formas diferentes, a fácil, a fácil e a imbecil.
PRIMEIRA: FÁCIL
Área é um lado vezes o outro, então o lado do quadrado menor é a raiz quadrada de 676 que é 26. Vinte e seis somando 3 metros para direita e 3 metros para a esquerda dá 32. Pronto resolvido, o lado do quadrado maior é 32.
SEGUNDA: FÁCIL
Com uma pequena dose de álgebra, de um lado temos x – 6 do outro a mesma coisa, lado vezes lado igual ao que sobrou, 676 m².
A outra solução da equação não interessa  pois não existe medida negativa, -20.
TERCEIRA: A MENOS INTELIGENTE
Esta começa já no enunciado, bem característico dos livros didáticos: O prefeito de uma cidade do interior do fim do mundo resolveu criar uma calçada de 3 metros ao redor da praça Santa Maria de Piracema como ilustra a figura a seguir (você já viu a figura neh). Quanto mede CADA lado do quadrado da praça de Santa Maria de Piracema, sabendo que a área criada depois da calçada pronta é de 676 m².(use a fórmula de BHASKARA).
 
Antes de chegar neste problema você já resolveu 50 exercícios do tipo x² + 2x – 3 = 0 usando a fórmula de BHASKARA, que não é de BHASKARA mentiram pra você. Dez bilhões de anos antes de BHASKARA os chineses já usavam o mesmo método. No mundo inteiro as pessoas falam em fórmula para resolver equações do segundo grau. Mas aqui no Brasil a partir dos anos 60 algum GÊNIO disse que a fórmula é de BHASKARA  e deu nisso. E a melhor parte vem agora, a resolução.
Provavelmente você usou um tal de chuverinho, passou para o lado de cá com o sinal trocado, passou pra lá novamente e igualou a zero, separou bonitinho o a, o b e o c, e chegou numa equação do segundo grau, parabéns. O assunto era equação do segundo grau e você desenvolveu umas coisas e chegou, advinha no quê?
Você chegou em uma equação do segundo grau e de quebra identificou a, b e c. Agora é só usar a fórmula de BHASKARA que salta na lousa do nada e além disso, uma fórmula já não é mais uma fórmula, são duas.
Agora é só substituir os valores de a, b e c na fórmula de BHASKARA que não é de BHASKARA e pronto. Ah, primeiro encontre o delta.
E agora um probleminha básico, encontrar a raiz quadrada de delta, na outra fórmula pede isso. Se pode usar calculadora, beleza, se não, você com certeza ouviu a dica: fatore. Então vamos fatorar, não temos calculadora.
Opa 52! Tá terminando…
Pronto, você encontrou 32 como lado do quadrado maior. Com certeza você gastou mais de uma folha, errou pra caramba, desistiu algumas vezes, errou uns 5 sinais, foi mal na prova, o professor foi mau na correção (se tem um sinal errado já era). Na matemática 2 mais 2 é 4 em qualquer lugar do mundo. Dois mais 2 pode  ser algo desconhecido. Quanto seria dois carros mais duas cobras? Se você não lembra ou não sabe solucionar uma equação do segundo grau não se preocupe, se você aprendeu da terceira forma é impossível lembrar de tantas coisas desnecessárias. A fórmula da equação do segundo grau só deve ser utilizada quando todos os outros meios de resolução são esgotados. Pesquisei um livro didático de nono ano  e listei todas as equações do segundo grau, todas elas sem exceção, não necessita de fórmula pra resolver, são soluções inteiras, sempre. Um meio para resolução é usando uma relação dos coeficientes com as raízes.

Manipulando essa relação podemos usa-la da seguinte forma:
Exemplo. 2x² + 4x -16 = 0, multiplica a vezes c (-32). Troca o sinal do b (-4). Procure dois números que multiplicados dê -32 e somado dê -4. Divida cada um por a (2) e pronto encontrou as duas soluções.
Caso precise do delta, faça 4 – (-8) e eleve ao quadrado, 12², delta igual a 144.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}